segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Matéria sobre desemprego


No post anterior eu comentei sobre as oportunidades que devem surgir no mercado de trabalho em 2009 causadas pela crise e pelo fato do nosso país ser alvo de investimentos externos, como mostrou uma matéria da revista Exame. No jornal O globo desse domingo, saiu uma matéria destacando o tema mercado de trabalho e desemprego em 2009. De acordo com a matéria, as projeções indicam um aumento da taxa de desemprego, que fechou o mês de outubro a 7,5% e deve registrar aproximadamente 9% nesse ano. A matéria aponta ainda quais são os setores mais afetados: A indústria têxtil e o segmento de calçados foram os que mais desligaram profissionais. O setores de minerais não-metálicos e metálicos estão sofrendo com a desaceleração da construção civil, enquanto a indústria metalúrgica sofre com o freio na produção automotiva. Outro setor muito atingido é o dos bancos de investimento, um dos que mais sofreram com a crise internacional. Mas como dito anteriormente, nem tudo é notícia ruim, ainda tem o lado cheio do copo. O setor varejista e o de TI por exemplo, estão com um demanda crescente por contratações. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a demanda por profissionais na área de TI tende a chegar a 100 mil ao ano, mesmo com a crise. O jeito é esperarmos o primeiro trimestre para uma visão mais consistente do que de fato deve acontecer esse ano.

Fonte O globo

Um comentário:

Fernando Ludwig e Ramon Blanco disse...

Fala Éder, tudo certo?
Sei que sai um pouco do tema do seu blog, mas um ponto que você poderia abordar em um futuro próximo é a Geração Y e a política.
Agora com a eleição do Obama ficou patente a força dessa geração na política americana, mas e no Brasil? Ou na América Latina?
Fica ai a sugestão de pesquisa...

Abração!!