sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mas afinal, quem é essa tal geração Y?


Os estudos sobre as gerações foi iniciado pela área de marketing com o objetivo de compreender o perfil dos consumidores, e poder lançar produtos que tivessem uma melhor aceitação para determinados públicos.
Como muitas inovações, tudo isso iniciou nos EUA e logo se espalhou para outros países, pouco tempo depois, a área de Recursos Humanos começou a se interessar pelo tema, já que esses consumidores também estão inseridos dentro de alguma organização, e as características de comportamento também se fazem presentes nas empresas...
E é por isso que hoje um dos assuntos mais comentados dentro das empresas, principalmente na área de RH, é o perfil das gerações. Bem, antes de falar da geração que dá o nome ao Blog, vamos entender um pouco as gerações anteriores à Y, são elas:
A geração Baby Boom, que recebe esse nome pois nesceram após o fim da segunda guerra, e nesse período, houve um grande incentivo nos EUA ao aumento da taxa de natalidade. Essa geração nascida de 1946 a 1964, (os anos variam um pouco entre autores) encontra dificuldades em compreender e até mesmo aceitar o comportamento da geração mais jovem, já que acabam entrando em conflito com seus próprios valores, especialmente no que se refere às relações formais e de hierarquia. Os BB entravam na empresa e se aposentavam nela, fidelidade à organização é uma característica muito forte dessas pessoas. Além disso, valorizam o status e a hierarquia, alcançar um cargo de destaque na organização sempre foi o sonho de consumo desses profissionais. Um grande marco dessa geração, foi a chegada da Televisão nas residências.
A geração X, os nascidos entre 1965 e 1977, é a geração que começa a conhecer o downsizing, a reestruturação dentro das empresas, já não é tão fiel, pois sabe que a sua cadeira não está mais garantida como era com a geração anterior. Isso faz com que esses profissionais procurem se atualizar e aprimorar seus conhecimentos. É uma geração marcada pela entrada da mulher no mercado de trabalho e já passou por muitas mudanças nas organizações, o que a deixa mais experiente e lhe dá um pouco mais de adaptabilidade a mudanças do que seus antecessores.
E a geração Y? Ah, essa sim é motivo de muito estudo, seja como consumidores ou como profissionais. A geração Y (os nascidos entre 1978 até a metade da década de 90), surgiu praticamente junto com a Microsoft, que foi fundada em 1975. Isso já explica boa parte do perfil dessa turma, que diferente de todas as outras gerações, tem muita habilidade com a tecnologia.
Os pais de um Y costumam se desesperar ao ver seu filho estudando algum livro, ao mesmo tempo em que a TV está ligada e o iPhone está tocando música em seus ouvidos..é difícil entender, mas essa geração que nasceu no meio da tecnologia, criou grande capacidade de assimilar informações simultâneas, como esse exemplo acima.
Esses jovens não lidam muito bem com a hierarquia, querem estar sempre próximos à liderança e não toleram a falta de reconhecimento pelo seu trabalho. O fato de crescer junto a um joystick de videogame, onde a cada etapa bem realizada passavam de fase no jogo, faz com que essa geração seja muito imediatista e queira tudo pra ontem, dizem que vão direto na sobremesa antes do prato principal. Embora não liguem muito para status, querem progredir na carreira em uma velocidade muitas vezes impossível nos moldes atuais do mercado de trabalho.
A flexibilidade, facilidade de adaptação em ambientes variados e a mudanças, faz dessa geração grandes "coringas" dentro das empresas, que lutam hoje pra fazer com que todas as gerações convivam da melhor forma possível, onde um BabyBoomer e um X saibam liderar um Y, ou que um Y não tenha problemas para liderar um X ou um BabyBoomer.
É importante ressaltar que esses perfis não rotulam as pessoas nascidas nessas épocas. O que faz, em geral, as pessoas possuírem tais características, é o fato de terem crescido em determinado ambiente sócio-econômico e cultural, que vai mudando com o tempo e formando o perfil comportamental de quem vive nesse ambiente.
Vamos falando mais...

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem, para começar com calma, eu como uma legítima integrante dessa sensacional geração Y, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de criar este blog "a nossa cara", que com certeza trará diversas oportunidades de trocas tanto quanto "geração Y", quanto profissionais de RH. Adorei!
Beijos, Renata Ribeiro.

Herica Brum disse...

Excelente blog, considerações perfeitas! Com certeza consiste em um tema muito importante e que precisará ser desenvolvido e observado pelos profissionais de RH. Parabéns! Beijos, Herica Brum.

Daniel Carvalho disse...

QUE ISSO FERA???

你好!!!

Excelente iniciativa, meu irmão!!!Qualquer novidade da China vou te enviar para você analisar e postar se for de interesse ao blog!!!

Abraços,
大牛

Anônimo disse...

Oi Éder, gostei muito do texto e concondo plenamente....já te adicionei aos favoritos para passar sempre por aqui...bjs
Pati Scott