domingo, 14 de dezembro de 2008

A festa está acabando em Dubai?



Uma bateria de fogos de artifício marcou o ponto alto da cerimônia de inauguração de 20 milhões de dólares do Hotel Atlantis em Dubai, cuja construção custou simplesmente 1 bilhão de dólares. Luzes vermelhas e brancas iluminaram dezenas de guindastes de contrução, que viraram elementos habituais na paisagem local durante o boom de construção civil que já dura uma década. Mas o ritmo frenético de desenvolvimento em Dubai e no dos Emirados Árabes Unidos pode estar chegando a seu fim e a extravagância em lugares como o novo Atlantis, em um dos três arquipélagos de ilhas em formato de palmeira feitas pelo homem, pode tornar-se algo do passado. A crise financeira global está freando a construção, na medida que começam a se reduzir projetos de alto nível e iniciam a demissão de trabalhadores.
Embora a economia de Dubai não seja baseada somente na riqueza do petróleo, seus esforços para se tornar um grande centro de serviços na região do golfo, devem ser muito maiores com a queda do preço do chamado "ouro negro". A crise de crédito global e a incerteza dos investidores, estão fazendo com que haja uma acentuada queda de preços na habitação e na bolsa de Dubai, que perdeu quase 70% do seu valor nos últimos meses. Liderando as perdas, estão as companhias imobiliárias. A Emaar Properties, construtora do Burj Dubai (será o edificio mais alto do mundo e terá entre 160 e 190 andares, e a altura final entre 800 e 950 metros) já perdeu 75% do seu valor desde janeiro.
O setor imobiliário compõe cerca de 30% da economia de Dubai. Os preços dos apartamentos de classe média, dobraram desde janeiro de 2007, mas agora os agentes imobiliários dizem que alguns imóveis de luxo caíram nada menos que 50%. Antes da crise chegar, os apartamentos do Burj Dubai custavam em média 1,7 milhões de dólares.
Alguns especialistas dizem que antes da crise se podia comprar uma casa pela manhã e vendê-la de tarde, mas as vendas caíram cerca de 40% no último ano.
Qualquer um que nesse momento esteja em alta exposição e super alavancado, pode perder o seu negócio, já que muitos investidores estavam especulando sobre preços imobiliários graças ao crédito barato e aos preços elevados. Mas as instituições financeiras que permitiam que os compradores pagassem de entrada apenas 5% de uma casa há alguns meses, aumentaram esse valor para 50%. Há hoje em Dubai uma grande tentativa de tranquilizar os investidores, com a garantia de que o mercado vai se recuperar dentro de 3 ou 6 meses. Mas, por agora, a sensação vai de mal a pior, e a maior preocupação é a questão do petróleo, que é o catalisador de tudo que acontece por lá.
Fonte Gaceta.es




Foto aérea do edifício Burj Dubai, ainda em construção.





Nenhum comentário: