quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Hierarquia x Geração Y




Comentei em um post anterior sobre a relação dos Y´s com as lideranças e a dificuldade que esses jovens possuem para lidar com a hierarquia. Mas por que existe essa "barreira" no comportamento dessa geração? Fazendo uma breve análise, podemos chegar a algumas conclusões:

1. A geração Y sem dúvida cresceu de forma diferente de outras gerações, eles cresceram com a mãe trabalhando fora, começaram na escola muito cedo e desde pequenos tinham uma agenda praticamente igual a de um executivo - natação, balé, inglês, futebol, etc...existia uma preocupação dos pais muito grande em dar para seus filhos tudo aquilo que não tiveram quando eram crianças.

2. Como os pais sempre trabalharam fora, surgiu um sentimento de culpa pela pouca convivência e isso mudou a relação entre pais e filhos, já que a hierarquia e a obediência já não eram mais tão marcantes devido a essa culpa pela ausência, o que fez com que o distanciamento hierárquico fosse quebrado.

3. Um Y começa a trabalhar quando já está na universidade e já possui milhares de horas de internet, televisão e informação, diferente de seus pais que, em geral, começaram suas vidas profissionais em funções mais baixas, onde para crescer na empresa era preciso subir vários degraus na linha hierárquica da organização, ou seja, a nova geração nunca passou realmente por uma relação forte de hierarquia, eles querem bater papo com o presidente da empresa, não enxergam essa distância que as outras gerações valorizam e apreciam, querem agregar valor ao negócio e saber que o trabalho deles faz diferença na empresa, isso sim é importante para eles.


Não é de se espantar que hoje um jovem quando completa 18 anos de idade entre em pânico com o alistamento militar obrigatório, por que será?

Nenhum comentário: